quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Pré-Adolescente - Lição 13: Seja diferente Ajude.

Pré-Adolescente - Lição 13: Seja diferente Ajude.
Texto bíblico:  Lucas 10.30-35        
Obejetivos:
Posicioanar o aluno contra qualquer demostração de preconceito e discriminação;
Relacionar as possibiliaddes de ajudar o outro.
Versículo para memorizar: “Se teu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, de água.”   Provérbios 25,21 

Palavra chave: Atitude




Lição 13 - Seja diferente: ajude
Texto Bíblico: Lucas 10.30-35



Na Parábola do Bom Samaritano, o Senhor Jesus nos ensina uma grande lição sobre o amor ao próximo. De que adianta frequentar a igreja e ostentar o título de cristão, se não amamos o nosso próximo? O amor é a essência da nossa vida espiritual; nossa religiosidade torna-se vã.

O Samaritano esqueceu-se de si mesmo para ajudar o homem ferido. Tudo ficou para trás: a viagem, os negócios, o perigo de assaltantes, só para ajudar aquele homem ferido. Jesus também fez o mesmo por nós. Ele deixou o céu e veio à terra para salvar o que estava perdido, doente e ferido. O samaritano não quis saber quem era o necessitado, sua religião, sua nação. Quando temos o amor de Deus servimos bem a todos, sem interesse em qualquer recompensa.

O bom samaritano foi movido pela compaixão. Sentiu o que se passava como se fosse com ele mesmo ou com um dos seus conhecidos. O samaritano era estrangeiro, porém generoso, servia com dedicação a qualquer um. Pagou do seu bolso ao hospedeiro com dois denários, uma quantia razoável ao salário de dois dias. É maravilhosa a harmonia da revelação divina aqui. Dois denários era exatamente o resgate de uma pessoa quanto ao tributo do Templo, que era de meio siclo (Ex 30.12,13). Ora, meio siclo hebreu equivale a dois denários romanos do tempo de Cristo. Portanto, o ato do Bom Samaritano está relacionado figuradamente à redenção da alma (Texto adaptado da Revista de Pré-Adolescentes, nº6  CPAD).  


Juniores - LIÇÃO 13 – MALAQUIAS, O PROFETA DA RESTAURAÇÃO

Juniores -   LIÇÃO 13 – MALAQUIAS, O PROFETA DA RESTAURAÇÃO
Texto Bíblico:Malaquias caps. 1-4.
Objetivo Enfatizar que devemos oferecer a Deus o melhor 
Exercitando a memória “Tudo o que você tiver de fazer, faça o melhor que puder.” (Ec 9.10 ).
Aplicação da Lição Enfatize aos pequenos que como Malaquias nós também somos mensageiros do SENHOR, e não devemos ser negligentes com a Sua Palavra e muito menos com os deveres para com a Igreja. Com certeza, servindo-O com sinceridade seremos muitos felizes, pois ELE é fiel para conosco em todos os momentos e circunstâncias de nossas vidas



Lição 13 - Malaquias, o profeta da restauração
Leitura Bíblica: Malaquias 1- 4



Prezado professor, essa é a última lição do ano, por isso aproveite para fazer uma breve recapitulação  de tudo o que foi ministrado durante esse ano.  Você vai precisar de uma folha de papel quarenta quilos, caneta hidrográfica e régua.

Faça conforme o modelo:
 
Ano de 2013 Eu aprendi...
Eu lembro que...
Eu guardei no coração
Coloquei em prática
Deus realiza sonhos



Deus escolhe líderes



Os reis de Israel



Deus fala com o seu povo






Recapitule cada trimestre rapidamente (cerca de 3 minutos para cada um) e pergunte aos alunos: de que se lembram, o que realmente guardaram no coração e o que colocaram em prática. Depois escreva as respostas na folha de papel quarenta quilos.

Aproveite e faça uma festa de encerramento com bolo, salgados, refrigerante, lembrancinhas para os alunos assíduos e lembrancinhas de natal. Faça desse momento uma verdadeira comunhão. Prepare um presente especial para as crianças que vão trocar de classe. 


Primários - LIÇÃO 13 - ESTER, A RAINHA QUE SALVOU O SEU POVO.

Primários - LIÇÃO 13 - ESTER, A RAINHA QUE SALVOU O SEU POVO.
Texto Bíblico: Ester 2.1-18; 4.7-16
Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que a vontade de Deus é que todos sejam salvos, e que devemos aceitá-lo como nosso Salvador.
Frase do dia: Jesus morreu para salvar a todos.
Memória em ação “Deus quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade.” (1 Tm 2.4).






Lição 13 - Ester, a rainha que salvou o seu povo
Texto Bíblico – Ester 2.1-18; 4.7-16



“ O livro de Ester leva o nome de sua personagem principal, uma judia chamada Hadassa (“murta”), mas que foi renomeada Ester (“uma estrela”). Um nome provavelmente escolhido como um reconhecimento de sua beleza, após tornar-se rainha."

Prezado professor, essa é a última lição do ano, por isso aproveite para fazer uma breve recapitulação  de tudo o que foi ministrado durante esse ano.  Você vai precisar de uma folha de papel quarenta quilos, caneta hidrográfica e régua.

Faça conforme o modelo:

Ano de 2013 Eu aprendi sobre...
Eu lembro que...
Eu guardei no coração
Coloquei em prática
Uma família abençoada



Tempo de mudanças



Uma nação diferente



Conhecendo a vontade de Deus




Recapitule cada trimestre rapidamente (cerca de 3 minutos para cada um) e pergunte aos alunos: de que se lembram, o que realmente guardaram no coração e o que colocaram em prática. Depois escreva as respostas na folha de papel quarenta quilos.

Aproveite e faça uma festa de encerramento com bolo, salgados, refrigerante, lembrancinhas para os alunos assíduos e as lembrancinhas de natal. Faça desse momento uma verdadeira comunhão. Prepare um presente especial para as crianças que vão trocar de classe. 


Jardim de Infância - LIÇÃO 13 – JESUS RESSUSCITA UMA MENINA

Jardim de Infância - LIÇÃO 13 – JESUS RESSUSCITA UMA MENINA
Texto Bíblico: Marcos 5.21-43.
Objetivo Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a desenvolver uma genuína fé em Deus, confiando que não importa quão difícil possa ser uma situação ELE jamais nos desamparará. E para ELE não existe impossível. ELE é o SENHOR da vida, é o Criador de todas as coisas. E seu amor para conosco é imenso, sempre está atento as nossas orações.
Aprendendo a Bíblia: “Não tenha medo; tenha fé”(Mc 5.36 – NTLH)

Palavra do dia




Maternal - Lição 13 – Eu sei agradecer

Lição 13 – Eu sei agradecer
Texto Bíblico:  Lucas 17.11-19 
Objetivo:  Que as crianças aprendam que é bom agradecer ao próximo e a Deus.
Versículo para memorizar: “... E sejam agradecidos.” Colossenses 4.15
Palavra chave: Agradecer



Lembrancinhas:


Lição 13 - Eu sei agradecer
Texto Bíblico: Lucas 17.11-19




I - De professor para professor

- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda ser agradecida

- A palavra-chave deste domingo é “Agradecer”. No decorrer da aula diga: “Eu sei agradecer”.

- Ensine aos pequenos que devemos sempre ser gratos a Deus e ao próximo.  

II - Saiba Mais  

As crianças em idade pré-escolar tem dificuldades para separar a noção do amor de Jesus da noção de amor de Deus – e isso é ótimo, porque Jesus é Deus. Contudo, vá em frente e cante com as crianças louvores que falem do amor de Deus. E conte-lhes que Jesus nos mostrou o amor de Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Texto extraído do livro: Ensine sobre Deus às Crianças. p. 27, CPAD.

III - Conversando com o professor

A caminho de Jerusalém, Jesus ouviu os gritos de dez homens que tinham lepra. As pessoas portadoras dessa doença precisavam ficar afastadas das demais, e mendigar por comida. Jesus curou todos eles, mas apenas um voltou pra agradecê-lo. Este homem realmente apreciou o que Deus fizera por ele. Deus deseja ajudar-nos, mas Ele também quer que o agradeçamos. Pelo quê você pode agradecer a Deus hoje?  

Texto extraído da: Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD.

IV – Sugestão

Promova uma festa de encerramento do trimestre para os pequenos. Enfeite  a classe com balões coloridos, ofereça um lanche bem gostoso e se possível presenteie as crianças com uma pequena lembrança  da Escola Dominical.

Termine com uma oração de agradecimento a Deus pelo ano que passou 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Pré-Adolescente - Lição 12: Jesus, o Filho obediente.

Pré-Adolescente - Lição 12: Jesus, o Filho obediente.
Texto bíblico:           Lucas 2.40,46-52
Objetivo da Lição( O meu aluno deverá): Valorizar a necessidade de se respeitar e honrar os pais;    Imitar o exemplo de Jesus, que era um filho obediente.
Versículo para memorizar:  “Filho, faça o que seu pai diz e nunca esqueça o que sua mãe ensinou.”  Provérbios 6.20
Palavra Chave:  Respeito




Lição 12 - Jesus, o filho obediente
Texto Bíblico: Lucas 2.40,46-52


“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” Êxodo 20.12 

Este mandamento refere-se aos deveres para com os parentes, inclui estimá-los, o que se demonstra em nossa conduta, e na obediência aos seus legítimos mandamentos: ir quando nos chamarem, aonde nos enviarem, fazer o que nos for solicitado, refrearmo-nos daquilo que nos proibirem; e isto, como filhos, deve ser feito alegremente, a partir de um princípio de amor. Além do mais, a submissão aos seus conselhos e correções. Esforça-se em tudo para dar conforto aos pais e facilitar-lhes a velhice; mantê-los, se necessitarem o sustento, é algo que o nosso Salvador faz com que esteja particularmente compreendido neste mandamento (Mt 15.4-6). Os diligentes observadores têm notado uma bênção peculiar em coisas temporais para os filhos obedientes, e o inverso para os filhos desobedientes (Comentário Bíblico Matthew Henry, Rio de Janeiro: CPAD 2002).

Professor, converse com alunos sobre a necessidades de honrarmos aos nossos pais. 

Boa ideia!

Organize um café da manhã ou uma festa para o encerramento do trimestre (27/12), e convide os pais dos alunos para participarem. Peça aos alunos que confeccione cartazes e cartões com palavras que demonstrem amor e carinho pelos pais 

Juniores - LIÇÃO 12 – EZEQUIEL, O PROFETA DO CATIVEIRO

Juniores - LIÇÃO 12 – EZEQUIEL, O PROFETA DO CATIVEIRO
Texto Bíblico:Ezequiel caps. 1-3; 12.1-16
Objetivo Ensinar que o desejo divino é que tenhamos um coração obediente e cheio de fé e amor.
Exercitando a memória “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente e lhes darei um coração bondoso e obediente.” (Ez 36.26).
Aplicação da Lição
enfatize aos pequenos que os cativos em Babilônia demonstra como vivem as pessoas que  antes não conhecem a Jesus como Salvador. Quando não temos Jesus o nosso espírito é morto, vivem sem esperança, mas Deus através de Jesus nos dá vida e um dia vamos morar com Ele para sempre nos céus!!
Assim como Deus através de Ezequiel prometeu perdoar o povo e dar um coração novo, limpinho para todos os que se arrependessem, assim hoje ELE que nós anunciamos estas boas noticias aos nossos parentes, amigos e vizinhos. Vamos ser como Ezequiel? Vamos falar aos outros estas boas novas?  




      

Lição 12 - Ezequiel o profeta do cativeiro
Texto Bíblico: Ezequiel 1-3;12.1-16
Deus criou as pessoas com a capacidade de escolher (livre-arbítrio), e Ele nos dá, a cada dia, muitas oportunidades de fazer importantes escolhas. A mais importante escolha que temos que fazer é se vamos, ou não, obedecer-lhE. 

Ezequiel era um homem que escolheu obedecer a Deus. Embora fosse um sacerdote, Ezequiel tornou-se um pregador de rua, andando por toda a nação da Babilônia, contando às pessoas sobre o julgamento de Deus e a sua salvação, e insistindo com eles para deixar seus pecados e voltar-se para Deus. Às vezes, Deus pedia a Ezequiel que se tornasse um quadro vivo daquilo que Ele queria  que o povo soubesse e entendesse.

Deus pode não pedir que você faça algo tão dramático ou difícil, mas se Ele pedisse você faria? 

Professor, pergunte aos seus alunos se eles obedeceriam à vontade de Deus. Depois, explique que nós podemos escolher entre obedecer e desobedecer a Deus, mas existem as consequências. “...Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar...” (1 Samuel 15.22).

Boa ideia! 

Você vai precisar de cartolina ou quadro–de-giz, caneta hidrográfica ou giz. Desenhe uma tabela (quadro ou cartolina) conforme o modelo abaixo. Depois, peça aos alunos para procurarem as referências e completarem a tabela. 
 
Personagens
Consequência de seus atos
Saul (1 Sm 13.9-14) 

Eva (Gn 3.6,16)  

Jonas (Jn 1)    

Noé (Gn 6.14;7.18)  

Caim (Gn 4.3,4,5,8,12)  

Gideão (Jz 6.14,22a)  

Sansão ( Jz 16.16-21)   




Bibliografia:

Bíblia do Adolescente, Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2006. 

Primários - LIÇÃO 12 – JÓ AGRADECE A DEUS

Primários - LIÇÃO 12 – JÓ AGRADECE A DEUS
Texto Bíblico: Jó caps. 1-2; 42.10-16
Objetivo:
Professor (a)ministre sua aula de forma que os alunos conscientizem-se de que sempre devemos dar graças a Deus. Mesmo quando a situação nos pareça difícil, e não compreendemos o que está acontecendo, devemos confiar no cuidado e fidelidade de Deus para conosco. 
Frase do diaGRAÇAS A DEUS, QUANDO AS COISAS VÃO BEM E QUANDO VÃO MAL TAMBÉM
Memória em ação “Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês. 1 Tessalonicenses 5.18







Lição 12 - Jó agradece a Deus
Texto: Jó 1-2;42.10-16


“Pense no pior dia que você possa imaginar – você está doente, sua bicicleta foi roubada, o tempo está horrível, e sua irmã e seu irmão estão brigando, o seu boletim apresenta notas muito mais baixas do que o esperado e a sua mãe lhe disse que vocês se mudarão em junho, para um local distante de seus amigos, cerca de 1.500 quilômetros. Este seria um péssimo dia!

Talvez você nunca tenha tido um dia tão mau assim, porém todos atravessaram tempos difíceis.

Doenças, perdas, desapontamentos e sentimentos feridos quando menos esperamos.

Entretanto, se você acha que já enfrentou dificuldades, considere Jó. Em um só dia, ele perdeu sua casa, seus rebanhos, seus empregados e até seus filhos. E, então quando ele achava que as coisas não poderiam ficar piores, elas pioraram – seu corpo encheu-se de feridas dolorosas. A esposa de Jó gritou com ele, e alguns de seus amigos o aborreceram. Pode-se dizer que Jó perdeu tudo o que tinha.

Contudo, Jó não desistiu. Em vez disso, permaneceu firme em sua esperança e fé em Deus. Jó é um grande exemplo de confiança no Senhor, mesmo quando as coisas estão realmente ruins” (Bíblia de Aplicação Pessoal do Adolescente, CPAD).  

Boa ideia!

Você vai precisar de túnicas feitas de tecido cru ou TNT bege, lençóis ou corte de tecidos.

Solicite voluntários entre as crianças para representarem a história de Jó.

Se o número de voluntários for maior do que o número de personagens (amigos, Jó, e a esposa de Jó), divida a classe em grupos, e cada grupo representará a história.

Jardim de Infância- LIÇÃO 12 – JESUS MULTIPLICA UM LANCHE

 Jardim de Infância- LIÇÃO 12 – JESUS MULTIPLICA UM LANCHE
Texto Bíblico: João 6.1-15
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Deus é Poderoso para suprir nossas necessidades; mas, devemos nos lembrar que para isso ELE precisa que alguém se disponha a fazer algo. Muitas vezes, poderemos ser nós que poderemos nos desprender para doar algo, como o menino da historia de hoje, e devemos ter um coração disposto a ajudar outras pessoas.
Aprendendo a Bíblia: “Dá-nos hoje o alimento que precisamos”(Mt 6.11 – NTLH)
Palavra do dia SACIAR
SACIAR = é comer até não sentirmos mais fome.




Lição 12 - O amigo de Deus é bondoso
Texto Bíblico: Atos 9.36-41


De professor para professor        
Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a ser bondosa.    
- A palavra-chave deste domingo é “Bondade”. No decorrer da aula diga: “O amigo de Deus é bondoso”. 
- Ensine aos pequeninos a praticar a bondade. 

II - Saiba Mais 
As crianças resistem a compartilhar suas coisas quando se preocupam se sobrará o suficiente para elas. Explique-lhes que não precisam se preocupar com isso quando obedecem a Deus e compartilham as coisas. O trabalho de Deus é cuidar delas. Por meio da disposição de ajudar os outros, elas demonstram fé e confiança no cuidado de Deus (Texto extraído do livro Ensine sobre Deus as Crianças, CPAD). 

III - Conversando com o professor

Bondade como fruto do Espírito é tradução de uma palavra grega que é encontrada apenas quatro vezes na Bíblia: agathosuse. Quando comparada com chrestotes vemos que bondade é a prática  ou a expressão da benignidade, ou seja, fazer aquilo que é bom. O termo agathosune.

Bondade, então, fala de serviço ou ministério uns aos outros, um espírito de generosidade posto em ação; diz respeito a servir e dar. É o resultado natural da benignidade – a qualidade de interior de ternura, compaixão e brandura. Tudo isso está resumido na palavra amor. O amor é benigno, que é oposto do maligno. O amor é bom, sempre buscando ministrar às necessidades dos outros.

IV – Sugestão    

Você vai precisar de uma caixa de papelão grande, papel pardo, papel sulfite e cola colorida. 

Procedimento:

1º Passo
Encape a caixa com o papel pardo. 

2º Passo
Peça as crianças para enfeitar a caixa com a cola colorida. 

3º Passo
Na folha de papel sulfite escreva o versículo bíblico do dia. 

4º Passo   
Solicite às crianças que no próximo domingo tragam doações de roupas, brinquedos e alimentos. Para as crianças carentes. 

Maternal - Lição 12 – Eu sei repartir

Maternal   - Lição 12 – Eu sei repartir
Texto Bíblico: João 6.1-14 
Objetivo:   Que as crianças aprendam que é bom repartir o que temos com o  próximo .
Versículo para memorizar: “Dêem aos outros, e Deus dará a vocês...” Lucas 6.38 
Palavra chave:  Repartir






Lição 12 - Eu sei repartir
Texto Bíblico: Gênesis 45.1-28


I - De professor para professor 

- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a repartir.  

- A palavra-chave deste domingo é “repartir”. No decorrer da aula diga: “Eu sei repartir”.  

- Ensine os pequenos que devemos repartir o que temos com o próximo.

II - Saiba Mais  

As crianças de quatro anos, pulam de maneira desajeitada, têm bastante força, resistência e coordenação; desenham formas e corpos com riscos retos, pintam imagens, constroem com bloco, jogam de maneira interativa, dispõem dos fundamentos básicos para a vida, estão em crescimento vigoroso e, portanto, precisam de muito exercício, descobrem amigos, comem e vão ao banheiro sozinhas, se vestem quase completamente sozinhas, expressam as emoções – que mudam de minuto a minuto, podem pensar em Deus de maneira pessoal e confiar nEle com uma fé simples. 

Texto adaptado do livro: Ensine Sobre Deus Às Crianças, CPAD. 

III - Conversando com o professor 

Professor, quando Jesus perguntou a Filipe aonde podiam comprar uma grande quantidade de pão, Filipe começou a calcular o custo provável. Jesus queria ensinar-lhe que os recursos financeiros não são os mais importantes. Podemos limitar o que Deus faz por nós calculando o que é e o que não é possível. Há alguma tarefa impossível que você crê que Deus deseja que você faça? 

Não deixe sua estimativa do que não pode ser feito mantê-lo distante de realizar a tarefa. Deus pode e quer fazer milagres; confie que Ele providenciará os recursos. 

Texto extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD. 

IV – Sugestão 

Você vai precisar do desenho de uma cesta, aparas de lápis de cor, cola e lápis de escrever. No topo da folha escreva o versículo do dia, peça as crianças para desenharem o que Jesus multiplicou e depois ajude-as a colarem as aparas de lápis na cesta. No término da aula repita o versículo do dia. 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Pré-Adolescente Lição 11: Bom e Ser Bom

Pré-Adolescente Lição 11: Bom e Ser Bom
Texto bíblico:  Lucas 5.17-20
1.Objetivos (o meu aluno deverá): Saber falar e agir com bondade;
Identificar que a bondade é um mandamento.
Versículo para memorizar:”Portanto, sempre que pudermos devemos fazer o bem a todos, especialmente aos  que fazem parte de nossa família na fé”  Gálatas 6.10
Palavra Chave:  Bom







Lição 11 - Bom é ser bom

Texto Bíblico: Lucas 5.17-20




Bondade é fazer aquilo que é bom. Bondade fala de serviço ou ministério uns aos outros, um espírito de generosidade posto em ação; diz respeito a servir e dar. 

É surpreendente que os pais sempre estão dizendo para os filhos “serem bons”, mas eles nunca precisam lhes sugerir o oposto. “Ser mau” parece vir naturalmente. Sem o Espírito de Cristo em nosso interior, nossa natureza é inclinada ao que é mau e ruim. Mas o Espírito Santo produz em  nós benignidade e bondade, ajudando-nos a ministrar ao mundo o amor de Jesus. O mundo precisa de Jesus – que significa mais amor, mais benignidade, mais bondade, mais amabilidade, mais generosidade atenciosa e caridosa (Texto extraído do livro: O Fruto do Espírito, CPAD 2004). 

Professor, aproveite o tema dessa lição “Bom é ser Bom” e promova uma Campanha com os seus alunos. 

Divida a classe em grupos e peça para eles confeccionarem cartões com o tema da lição, explicando o que é ser bom. 

Depois eles devem visitar as casas próximas a igreja, distribuindo os cartões e arrecadando alimentos não perecíveis e roupas, para famílias carentes, orfanatos ou asilos.  


Juniores - LIÇÃO 11 – DANIEL, O PROFETA DO PALÁCIO

Juniores - LIÇÃO 11 – DANIEL, O PROFETA DO PALÁCIO
Texto Bíblico:Daniel 1.1-21
Objetivo:  Destacar que, através do comportamento de Daniel, o rei reconheceu que só existia um Deus poderoso
Exercitando a memória “Porque somos como o cheiro suave do sacrifício que Cristo oferece a Deus, cheiro que se espalha entre os que estão sendo salvos e os que estão se perdendo.” (2 Co 2.15).
Aplicação da Lição enfatize aos pequenos que mesmo quando circunstancias ou outras pessoas tentarem forçá-los a afastar-se de Deus, que devem permanecer firmes. O praticar más ações, brigar com outros, mentir, vícios que começamos a fazer e quando vemos estamos escravizados por eles, etc., são coisas que nos afastam de Deus.
Precisamos nos manter fieis a Deus, obedecendo os seus preceitos que sempre nos trará felicidade, enquanto que o desobedecer a Ele só trará conseqüências que nos farão infelizes.
Mantendo-se fieis Deus nos livrará de qualquer perigo que venhamos a enfrentar, e Seu Nome será glorificado e nós seremos honrados como pessoas integras e fieis a Deus.
Daniel apesar de toda a sua eficiência como estadista, era também reconhecido por seu relacionamento com Deus e sua total dedicação a ELE, que podia ser visto através de seu comportamento, num caráter excelente e por todos reconhecido por sua honestidade inabalável.






Lição 11 - Daniel o profeta do palácio

Leitura Bíblica: Daniel 1.1-21

Daniel é conhecido pelas crianças por ter sobrevivido à cova dos leões. Mas a sua vida é um exemplo de fé ele foi um tipo de menino que pediria salada e um copo de suco no lugar de um hambúrguer com batatas fritas e refrigerante. Ele fecharia os olhos diante de uma cena sensual, que cruzasse a tela da televisão. Um rapaz raro com a mente dotada e um coração firme para com Deus.

Daniel viveu fielmente em um ambiente oposto à sua fé. Todavia, ele ganhou respeito e nunca se desviou de sua responsabilidade em obedecer a Deus em primeiro lugar e acima de tudo. Ele demonstrou coragem durante toda a sua vida, atravessando o reinado de quatro reis da Babilônia.

Por mais dotado que Daniel fosse à interpretação de sonhos, apenas Deus podia ajudá-lo a dizer qual fora o sonho do rei. Daniel e seus amigos buscaram a ajuda e Deus – e a obtiveram.

Professor, explique às crianças que Daniel não tinha super-poderes, ele tinha fé em Deus. Comente que Deus ainda precisa de homens, mulheres, meninos e meninas, de coragem e fé. Peça a Deus que lhe dê coragem para viver por sua fé, como fez Daniel.

Texto adaptado da Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal e do livro 365 Lições de Vida Extraída de Personagens da Bíblia. 


Primários - LIÇÃO 11 - DANIEL E OS LEÕES.

 Primários - LIÇÃO 11 - DANIEL E OS LEÕES.
Texto Bíblico- Daniel 6.1-28.
Objetivo: 
Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que a vontade de Deus tem que está acima de qualquer coisa.
Frase do dia: Obediência a Jesus em primeiro lugar.
Memória em ação “Devemos antes obedecer a Deus que aos homens.” Atos 5.29.






Lição 11 - Daniel e os leões
Texto Bíblico: Daniel 6.1-28


Daniel era um homem com muitas habilidades. Outros oficiais, que também serviam ao rei Dario, logo se tornaram invejosos de Daniel. Eles fizeram Dario assinar um papel, declarando que o ato de orar era contrário à lei. Assim como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Daniel foi preso porque não iria obedecer a uma lei errada. O rei mandou jogar Daniel na cova dos leões. Naquele tempo, algumas pessoas eram punidas por crimes servindo de comida aos leões. Porém Deus mostrou seu favor a Daniel, impedindo que os leões o ferissem. E por causa da obediência de Daniel, o rei Dario glorificou a Deus.

Professor, lembre aos alunos de que, por meio do modo como vivemos e falamos, podemos convencer aos outros de que Deus é real e é capaz de ajudá-los (Texto adaptado da Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD).  

Boa ideia!

Você vai precisar de massa de modelar, palitos para pirulito, retângulos de 3cmx3cm de cartolina e cola branca.

Peça às crianças que modelem um leãozinho. Depois, escrevam no retângulo o versículo do dia e fixe-o no palito.

Para finalizar, fixe o palito no “leãozinho” para que fique parecido com um porta-recado.  

Jardim de Infância - LIÇÃO 11-O PRESENTE QUE AGRADOU A JESUS.

Jardim de Infância - LIÇÃO 11-O PRESENTE QUE AGRADOU A JESUS.
Texto Bíblico - Mateus 26.6-13.
Objetivo Ao ministrar sua aula a criança deve ter a certeza que não existe presente maior para o nosso Deus do que o nosso coração.
Aprendendo a Bíblia: “Agradeçamos a Deus o presente que Ele nos dá...” - 2 Coríntios 9.15.
Palavra do dia... SALVAÇÃO.








Lição 11 - O presente que agradou Jesus
Texto Bíblico: Mateus 26.6-13

I - De professor para professor  
- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que o melhor presente que podemos entregar a Jesus é o nosso coração.
 
- A palavra-chave deste domingo é “Salvação”. No decorrer da aula diga: “Jesus eu te dou meu coração”.
 
- Ensine os pequenos a compreenderem o que é salvação.


II – Para refletir


Num gesto decisivo Maria, despeja o valioso perfume na cabeça de Jesus, o aroma se espalha pela sala, suplanta o cheiro dos alimentos. Os que não haviam notado a entrada de Maria, farejam o ar e percebem o que ela acaba de fazer. Então um odor de péssima qualidade começa a mesclar-se ao cheiro do nardo: o odor da murmuração.

Precisava despejar tudo? Um perfume tão ativo...bastariam algumas gotas.

Movidos por interesses terrenos, os maledicentes não conseguem reter os pensamentos mesquinhos. Expressam-se com palavras.

Por que a irmã Raquel tem de mostrar tanto entusiasmo quando canta? Será que Patrícia gosta realmente tanto assim de crianças, ou cuida delas para aparecer? O Pastor Dantas deveria controlar um pouco suas emoções enquanto prega. A irmã Neide bem que poderia cuidar melhor da aparência, em vez de frequentar todos os cultos de oração.

Quando medimos nossos irmãos pelos padrões terrenos e carnais, ficamos chocados com os seus sacrifícios generosos. Julgamos desperdício e exibicionismo aquilo que fazem para Deus. Nem sempre somos capazes de considerar as ações de nosso irmão dentro da esfera espiritual.

Por que censurar o canto da irmã Raquel? Por que acusar a Patrícia? Por que criticar o pastor Dantas? Por que molestar a irmã Neide? Deixemos que nossos irmãos trabalhem em paz. Estão fazendo o que podem; oferecendo ao Senhor aquilo que possuem de melhor. O perfume está sendo exalado. Não interfiramos!

Texto extraído do livro: Quando o Amado Desce Ao Jardim, CPAD.

III - Conversando com o professor 

Quando seu pequeno pintor lhe trouxer um desenho para sua apreciação, seja cuidadoso. Suas atitudes não podem sugerir que está dizendo o que acha que deve dizer. Não utilize frases comuns, tais como “Está bonito” ou “Gostei” – pelo menos não mais do que uma vez. Observe o desenho tempo suficiente para fazer um comentário sincero e significativo. Se puder reconhecer o símbolo, comente sobre o conteúdo do trabalho. Se lhe parecer somente rabiscos, fale sobre as cores, formas, movimentos das linhas ou outra característica. Essa atitude levará muitas crianças a responder com profusas explicações sobre seus desenhos. E aqueles que não disserem nada, ainda ganharão uma nova perspectiva através dos seus comentários.

IV – Sugestão

Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças.

Peça para elas desenharem o que gostariam de dar de presente a Jesus.

Maternal - Lição 11- Eu sei perdoar

Maternal - Lição 11- Eu sei perdoar
Texto Bíblico: Gênesis 45.1-28
Objetivo: Que as crianças aprendam que devemos perdoar as pessoas assim : como Deus nos perdoa.
Versículo para memorizar: “ Perdoem uns aos outros...” Colossenses 3.13 
Palavra chave: Perdão







Lição 11 - Eu sei perdoar
Texto Bíblico: Gênesis 45.1-28

I - De professor para professor 

- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda a perdoar.

- A palavra-chave deste domingo é “Perdão”. No decorrer da aula diga: “Eu sei perdoar”.

- Ensine os pequenos que a obediência é fundamental para sermos abençoados por Deus. 

II - Saiba Mais  

Os fantoches estão se tornando muito populares e atualmente existem muitos livros disponíveis sobre seu uso. No maternal, esse não precisa ser um assunto complicado com teatros, cenários e fantoches elaborados. Fantoches de saco de papel, de vara, de dedo e outros tipos simples funcionam muito bem nas mãos de uma pessoa com uma boa visão do trabalho. Frequentemente, as  próprias crianças passam a utilizar os fantoches de dedo ou mão, aprendendo a repetir algumas frases da história. Os fantoches contribuem para uma aula diversificada. Ocasionalmente podem ser utilizados como visual para histórias, assim como jogos de ação e corinhos com gestos.

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD

III - Conversando com o professor

“Justin deslizou para fora de sua carteira. Olhando para trás por cima de seu ombro, encarou ameaçadoramente a professora e saiu precipitadamente da sala de aula. ‘perdoe-me, classe’, resmungou a sra. Peterson, obviamente  irritada, enquanto investia em direção à porta da sala de aula. ‘Justin Rogers, volte para a sala de aula neste minuto ou...’. Suas palavras morreram quando Justin virava a esquina no fim do corredor.

Eu não aguento esse garoto, pensou a sra. Peterson,esforçando-se para controlar o seu temperamento enquanto voltava a mesa.

Esta cena lembra você de algum ‘Justin’ na sua classe – um aluno difícil, briguento, um encrenqueiro que causa problemas e interrupções? Hoje, Deus está derramando a sua bênção sobre você para que considere tais situações sob uma perspectiva diferente.  Afinal de contas, Ele deu a você o fruto do Espírito, e isso não é apenas uma lista desbotada de qualidades de caráter sugeridas para aumentar a sua disposição. Não, o fruto do Espírito é uma força espiritual que reside dentro de você, e Deus quer colocar essa força em ação em benefício dos seus alunos através de você – especialmente para os ‘Justin’.

Por essa razão, aceite hoje a sua graça para cada aluno. Comece pedindo perdão a Deus por aqueles que você tratou mal ou até odiou. Ao entrar em sua classe a cada domingo, acredite que o fruto do Espírito está sendo liberado através de você.

Texto extraído do livro: Graça Diária para professores, p.82, CPAD.

IV – Sugestão

Distribua folhas, canetas hidrográficas, giz de cera e lápis de cor para as crianças. Peça para elas desenharem a túnica colorida de José e depois escreva o versículo do dia na túnica.  



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pré-Adolescente - Lição 10: Não desista

Pré-Adolescente - Lição 10: Não desista
Texto bíblico: Jó 1.8,9,11,12,21,22,23
Objetivos da lição(o meu aluno deverá):
Reconhecer que Deus sempre se importa com ele, tanto nos momentos bons como ruins.
Confiar que Deus pode ajudá-lo nas situações de crise.
Versículo para memorizar:”Vez após vez Deus salvará você do perigo e não deixará que nenhum mal lhe aconteça.” Jô 5.19
Palavra chave: Sofrimento





Lição 10 - Não desista
Texto Bíblico: Jó 1.8,9,11,12,21,22;2.3
  
A calamidade pode nos armar emboscadas. A vida vai bem até que uma ligação telefônica, uma carta ou uma batida à porta repentinamente vira nosso  mundo de cabeça para baixo.
 
Foi isso que aconteceu a Jó. Ele era um homem de família, negociante bem-sucedido e um devotado seguidor de Deus. Então o teto caiu – figurada e literalmente. Em pouco tempo ele perdeu seus filhos, sua riqueza e sua saúde. É muito difícil compreender por que as coisas más acontecem a pessoas boas.
 
Tanto as Escrituras como nossa experiência nos dizem que as provas podem surgir de diversas fontes. Podemos sofrer por causa de nossas ações pecaminosas, ou nossas dificuldades podem ser devidas a escolhas erradas de outros. E como Jó às vezes passamos por desastres naturais inexplicáveis.
 
O sofrimento nunca é agradável – mesmo quando entendemos suas causas. Porém mesmo na mais escura noite da nossa alma, podemos colher benefícios positivos de nossa dor. Tempos difíceis nos lembram que nossa fragilidade precisa de Deus. Eles podem construir caráter se respondermos com confiança e obediência. Finalmente, tempos difíceis podem nos ensinar como consolar outros encarando problemas semelhantes. Deus sustentará e recompensará todos os seus filhos que passarem por sofrimentos com paciência e fidelidade (Texto extraído do livro, 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).
 
Professor explique aos alunos que o sofrimento pode trabalhar em nosso benefício e para a glória de Deus

pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...