terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pré-Adolescentes - Lição 05: Qualidades versus defeitos.

Pré-Adolescentes
Lição 05: Qualidades versus defeitos.
Texto bíblico: Êxodo 2.4-1 0
Objetivos: Valorizar a mudança que Deus quer fazer na sua maneira de agir; Entender que Deus transfor­ma defeitos em qualidades.
Enfoque bíblico: 
" Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!" (Galatas 2.25)
PALAVRA  DO DIA  é TEMPERAMENTO




Lição 05 - Qualidade Versus Defeitos
Texto Bíblico: Êxodo 2.4-10
A psicologia auxilia a educação ao explicar as diferenças de temperamento entre as pessoas. Segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico, o temperamento é o “conjunto dos traços psicofisiológicos de uma pessoa, e que lhe determinam as reações emocionais, os estado de humor e caráter”. Em síntese, o temperamento é inato em nossa constituição.

De acordo com a psicologia são quatro tipos de temperamentos: Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Ninguém é totalmente fleumático ou sanguíneo. Na verdade existe uma mistura de temperamentos mas com o predomínio de um deles. Para executar uma pequena “pesquisa” sem a rigorosidade acadêmica requerida para um teste sério de temperamento, proponha uma atividade simples e de curto tempo para os alunos. Distribua uma folha para cada um contendo trinta e duas características dos temperamentos – e peça para que os alunos escolham, entre essas, dez que descrevam a forma particular do ser deles.

No documento anexo há um teste para saber qual o temperamento de seus alunos

Material extraído da Revista de Adolescentes Mestre 7 pp.25,26,CPAD.




Juniores - Lição 05 - Jesus ensina sobre a felicidade

Juniores
Lição 05 - Jesus ensina sobre a felicidade
As Bem Aventuranças

Leitura Bíblica: Mateus 5.1-12
Objetivo: Esclarecer aos alunos que, se obedecermos aos ensinos de Jesus, seremos felizes.
Versículo-chave: "Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois neles encontro a felicidade." (Salmos 119.35)




Lição 05 - Jesus ensina sobre felicidade
Texto Bíblico: Mateus 5.1-12
Em seu mais longo sermão registrado, Jesus começou descrevendo as características que procurava em seus seguidores. Ele chamou de felizes aqueles que possuem essas características, porque Deus tem algo especial reservado para eles. O melhor exemplo de cada característica é encontrado no próprio Jesus. Se a nossa meta é nos tornarmos como Ele, as bem-aventuranças desafiarão o modo como vivemos cada dia.
 
Boa ideia!
Professor reproduza o quadro abaixo em uma folha de papel quarenta quilos e apresente-o às crianças. Leia juntamente com elas as referências bíblicas e explique como elas podem desenvolver essas características.
 
Explique que essas características devem estar presentes na vida de todos os servos de Deus.
CARACTERÍSTICAS
COMO DESENVOLVER ESTA ATITUDE 
HUMILDE
Tiago 4.7-10
PRANTO/ CHORO
Salmo 51; Tiago 4.7-10
MANSIDÃO E SIMPLICIDADE
Mateus 11.28-30
JUSTIÇA E BONDADE
João 16.10,11 Filipenses 3.8-9
AMABILIDADE E MISERICÓRDIA
Efésios 5.1,2
CORAÇÃO PURO
1 João 3.1-3
PAZ
Romanos 12.9-21; Hebreus 12.10,11
FIDELIDADE
2 Timóteo  2.12

 (Texto e quadro adaptado da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD).

Primários - Lição 5 - O Salvador Chegou!!!

Primários
Lição 5 - O Salvador Chegou!!!
Texto Bíblico: Lucas 2. 1-20
Objetivo: Apresentar Jesus como o nosso Salvador pessoal, Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Frase do dia:  O Salvador chegou!

Memória em Ação: "Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de 'Conselheiro Ma­ravilhoso", Deus Poderoso", "Pai Eterno", Príncipe da Paz*." (Isaías 9.6)






Lição 05 - O Salvador chegou!!!

Texto Bíblico: Lucas 2.1-20

Um alistamento (um registro ou censo) romano seria realizado para ajudar o alistamento militar ou a arrecadação de impostos. Os judeus não precisavam servir no exército romano, mas não podiam deixar de pagar impostos. O decreto de Augusto saiu na hora certa e de acordo com o plano perfeito de Deus para trazer seu Filho ao mundo. Não era possível deixar de participar do censo. Consequentemente, todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José foi a Belém, uma viagem de aproximadamente 110 a 130 quilômetros. Belém, uma viagem foi onde cresceu o rei Davi (1 Sm 16;17.12;20.6).

Deus controla toda a história. Graças ao decreto do imperador Augusto, Jesus nasceu na mesma cidade profetizada para o seu nascimento (Mq 5.2), embora seus pais não vivessem ali. José e Maria foram a Belém porque José era da casa e família de Davi. Os profetas do Antigo Testamento profetizaram que o Messias nasceria na linhagem de Davi (Is 11.1; Jr 33.15; Ez 37.24; Os 3.5). Em algum momento durante a visita a Belém, a criança prometida nasceu. Cumprindo assim a profecia (texto adaptado do Comentário do Novo Testamento, Aplicação Pessoal).

Boa ideia!

Você vai precisar de lençóis, roupões e um boneco.

Divida a classe em grupos e depois peça para cada grupo encenar o censo, a viagem e o nascimento do Salvador

Jardim de Infância - Lição 05: Cuidado o menino Jesus Corre perigo

Jardim de Infância 
Lição 05: Cuidado o menino Jesus Corre perigo
Texto bíblico: Mateus 2.13-23
Objetivo da Lição: Compreender que Deus nos protege do perigo.
Aprendendo a bíblia /Versículo visualizado:”...Para que eles continuem a ter sempre a tua proteção...” 2 Samuel 7.29

A palavra é: PERIGO




Lição 05 - Cuidado, o Menino Jesus corre perigo
Texto Bíblico: Mateus 2.13-23

 I - De professor para professor    

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus nos protege do perigo.  

A palavra-chave deste domingo é “Perigo”. No decorrer da aula diga: “Deus nos protege do perigo”.

II – Saiba Mais

Confiança em Deus – a resposta aos nossos temores e ansiedades – não é algo estático. Ao contrário, ela cresce. Não fique desencorajado se a sua confiança em Deus parece derreter e minguar. Isso é simplesmente humano.

A maravilhosa esperança que temos, certamente, é que quanto mais confiamos em Deus, mais descobrimos o quanto Ele é fiel. Assim, quanto mais nos dispomos a confiar, mais provas de confiança Deus nos dá.

É esse sentimento de completa segurança – um permanente senso de sua presença conosco – que Deus anela para cada um de nós. Isso vem quando confiamos nEle e aceitamos o que Ele ambiciona dar-nos.   Texto extraído do livro: Em Contato com Deus, CPAD.

III – Conversando com o Professor  

Algumas das características desta faixa é o crescimento rápido, a habilidade com certos jogos, a curiosidade, o período curto de atenção, a imaginação rica, a imitação, o medo e a excitação. Se uma decisão precisa ser tomada, ela decide rapidamente, não impondo a si mesma muitas alternativas. Continua com as histórias e exageros de sua imaginação, mas começa a distinguir o real do imaginário, ciente de que está inventando histórias.

Texto extraído do livro: Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD.

IV – Sugestão  

Você vai precisar de cabos de vassoura, papel pardo, grampeador e lã.

Desenhe cabeças de burrinhos no papel pardo (dois lados), cole a lã para imitar o pelo do animal. Para fixar a cabeça no corpo (cabo de vassoura) utilize o grampeador.  

Peça às crianças para imaginarem como foi a viagem de José e Maria. 


Maternal - Lição 5. Duas semanas de festas

Maternal 
Lição 5. Duas semanas de festas
Texto Bíblico: 2 Crônicas 29:3-10, 20,21,25-30
Objetivo:Que a criança adore ao Senhor com alegria, não apenas com os lábios, mas com o pensamento e o coração.
Versículo para memorizar: "Adorem ao Senhor com alegria..." Salmos 100.2
Palavra chave:Adoração



Lição 05 - Duas Semanas de Festa!
Texto Bíblico: 2 Crônicas 29.3-10,20,21,25-30

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança adore o Senhor com alegria.  

A palavra-chave deste domingo é “Adoração”. No decorrer da aula diga: “Eu adoro o Papai do céu”  

II - Saiba Mais

O louvor traz a presença de Deus de maneira diferente. Aos que estão alegres, suplanta o gozo e a alegria, a ponto de quase não suportarem. Aos que estão deprimidos e tristes, derrama seu bálsamo confortante e alentador. O salmista afirma que Deus habita nos louvores (Sl 22.3). Notemos que habitar é diferente de hospedar. Hospedagem significa se estabelecer por tempo determinado, enquanto habitar envolve permanência com propósitos específicos e perenes, com estabelecimento de compromissos. Ao louvarmos, Deus toma o louvor por habitação e se compromete conosco em demandar suas mais variadas bênçãos!  

Texto adaptado do livro: Manual do Líder de Louvor, CPAD.

III - Conversando com o professor

As crianças precisam saber que há muitas formas de adoração, mas que todas convergem para um único objetivo: entregar-se totalmente a Deus em retribuição a quem Ele é. Na adoração louvamos a Deus com toda sinceridade de coração, com toda a nossa vida: “Deus é Espírito, e importa que os que adoram o adorem em espírito e verdade” (Jo 4.24). Nossas escolhas em obediência à vontade de Deus dEle também  são atos de adoração: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que  apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo  e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1). Podemos adorar a Deus em grupo ou sozinhos – a qualquer hora, em qualquer lugar. Entretanto, reunir-se a outros para adorar encoraja-nos a dar mais de nós mesmos a Deus, e também é uma afirmação visível para o resto do mundo de que Deus mercê verdadeiramente ser adorado.  

Texto extraído do livro: Ensine sobre Deus às Crianças, editado pela CPAD.

IV – Sugestão

Você vai precisar de um aparelho de som e cd’s com os louvores que as crianças gostem. Após explicar o que é adoração, reserve um tempo da aula para um período especial de adoração com as canções que você escolheu. Elas podem utilizar os instrumentos que elas confeccionaram (seção da revista Oficina de Ideias). 



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Pré-Adolescentes Lição 04: Sob Controle.

Pré-Adolescentes
Lição 04: Sob Controle.
Texto bíblico: Mateus 14.26-32
Objetivos: Aprender que devemos falar menos e ouvir mais; Esboçar controle sobre suas atitudes e palavras.
Enfoque bíblico: “Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.” Tiago 1.19b
PALAVRA DO DIA é: CONTROLE




LIÇÃO 04 - SOB CONTROLE
Texto Bíblico:Mateus 14.26-32

Professor, os adolescentes possuem emoções intensas e oscilantes sendo difícil o autocontrole. São várias mudanças ocorrendo em seus sentimentos, não compreendem e nem sabem o que fazer com elas. Leia para eles a história que ocorreu na cidade de Chicago:

Na noite de 8 de outubro de 1871, a Senhora O’ Leary acendeu um pequeno lampião, tomou-o e foi ao celeiro ordenhar a vaca. A vaca escoiceou o lampião, e, num instante, as chamas do pavio aceso se espalharam pelo celeiro propelidas pelos fortes ventos. O fogo se alastrou progressivamente por mais de 24 horas, devastando o distrito empresarial central da grande cidade de Chicago e destruindo 17.450 edifícios numa área de 5,6 quilômetros quadrados. Pelo menos 300 pessoas morreram, 90.000 ficaram desabrigadas e propriedades no valor aproximado de 600 milhões de reais foram arrasadas. Tudo porque uma vaca deu um coice num lampião contendo uma pequenina chama.

Explique que o fogo é muito necessário e tem variado uso em casas e fábricas quando mantido sob controle. Mas quando fora de controle torna-se um inimigo terrível que destrói tudo o que encontrar. O devido e seguro controle é essencial no uso do fogo como tremenda fonte de energia que é. Essa história pode ser adaptada ao homem que foi criado cheio de energia mental, física, emocional e espiritual, a qual deve ser corretamente usada e controlada para ser benéfica.

Não admira, então, que esta energia tenha de ser posta sob o controle do Espírito Santo. Temperança é o fruto do Espírito e trata-se da nossa autodisciplina; nosso autocontrole, que na realidade não é bem nosso, mas resultante da operação do Espírito Santo em nós.  A pessoa que permite que o Espírito Santo a conforme segundo a imagem de Jesus desenvolverá a temperança em todas as áreas da vida (2 Co 3.18; Rm 8.29).

Comente com os alunos que devemos ter o nosso temperamento controlado pelo Espírito Santo, que é necessário pensar antes de falar e agir. Ore com eles pedindo a Deus que os ajude a ter temperança.

Bibliografia:

GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A Plenitude de Cristo na Vida do Crente. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

JOHNSON Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro:CPAD,2003  


Juniores Lição 04 - Jesus ensina sobre a amizade

Juniores
Lição 04 - Jesus ensina sobre a amizade
Leitura Bíblica: Mateus 4.12-25
Objetivo: Enfatizar o valor da amizade com Jesus e com os homens
Versículo-chave: 'Vocês são meus ami­gos se fazem o que eu mando." (João 15.14)



Lição 04 - Jesus ensina sobre a amizade
Texto Bíblico: Mateus 4.12-25


Professor explique aos alunos que a comunhão com outros crentes pode fazer a diferença entre atravessar uma situação difícil e deixar que o mundo o vença. Partilhar as suas alegrias, tristezas, esperanças e frustrações com alguém, podem fortalecê-lo como indivíduo e ajudá-lo a definir as providências a tomar. A comunhão ajuda-o a transmitir o amor de Cristo a outros. À medida que você aprende a confiar em outras pessoas, estas aprenderão a confiar em você.

Lembre aos pequeninos de que Paulo precisou de um amigo como Barnabé ou Silas para dividir o peso do seu ministério e para viajar com ele.

Davi foi salvo das mãos de Saul, por ser amigo de Jônatas.

Oriente os pequenos a construir amizades cristãs e a pedirem a Deus que traga amigos para a vida deles.

(Texto adaptado do livro Graça Diária, CPAD)

Boa ideia!

Cartão da amizade

Material necessário: cartolinas de cores variadas, canetas hidrográficas, tesouras, cola, papel picado, purpurina, fitas coloridas, lápis de cor, régua, etc.

Disponha o material sobre a mesa e oriente as crianças a fazerem cartões para seus amigos, deixe a criatividade por conta deles, quando for necessário ou solicitado ajude-os. 

Primários Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?

Primários
Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?
Texto Bíblio: Lucas 1.26-38 - Mateus 1.18-24
Objetivo: Demonstrar aos alunos que devemos sempre pedir a Deus que realize a sua vontade em nossa vida.
Frase do dia: Deus, faça a tua vontade na minha vida.
Memória em Ação:  “Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!” Mateus 6.10




Lição 04 - Eu, a mãe do Salvador?
Texto Bíblico: Lucas 1.26-38; Mateus 1.18-24

Maria era uma jovem, e estava noiva de José.  Um dia, o anjo Gabriel lhe apareceu, e disse-lhe que Deus tinha uma missão especial para ela. O Espírito Santo logo faria com que ela ficasse grávida, e ela daria à luz o Filho de Deus, Jesus. Claro, isto era uma notícia incrível e um tanto assustadora; as pessoas achariam que ela pecara, ficando grávida antes de casar. Gabriel assegurou-lhe que Deus estaria com ela. Maria confessou que estava disposta a servir a Deus, e então respondeu com uma linda canção de louvor e gratidão a Deus.

O que podemos aprender com a jovem Maria:

Maria deixou para nós dois grandes exemplos a serem seguidos pelos servos de Deus:

1º Estarmos disponíveis para Deus. 

A Bíblia não relata o que Maria estava fazendo com o anjo Gabriel a visitou, mas ela estava disposta a fazer o que o Senhor a determinasse.

2º Confiarmos em Deus. 


           
Assim que recebeu a notícia a jovem se espantou, mas confiou nas palavras do anjo e na Palavra de Deus.

(Texto adaptado da Bíblia do Adolescente, Aplicação Pessoal, CPAD).  

Boa ideia!

Confeccionado um anjo de tubo de papelão.

Você vai precisar de cartolina branca, tubos de papelão, cola branca,tesoura, algodão e canetas hidrográficas.

1º Passo: Desenhe e recorte asas na cartolina.

2º Passo: Solicite às crianças que encapem o tubo de papelão com papel ofício.

3º Passo: Solicite que as crianças colem algodão nas asas e fixe-as no tubo.

4º Passo: Peça às crianças que desenhem um rostinho alegre no anjo. 

Jardim de Infância - Lição 04: O bebê Jesus é levado ao Templo

Jardim de Infância  - Lição 04:  O bebê Jesus é levado ao Templo
Texto bíblico Lucas 2.21-38
Objetivo da lição: Fazer a criança compreender que assim como Jesus elas também foram apresentadas a Deus.
Aprendendo a bíblia /versículo  visualizado:" ...Separado e dedicado ao Senhor.”  Lucas 2.23
palavra é: APRESENTAÇÃO




Lição 04 - O bebê Jesus é levado ao templo
Texto Bíblico: Lucas 2.21-38
I - De professor para professor  

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança saiba como o bebê Jesus eles também foram apresentados a Deus.

A palavra-chave deste domingo é “Apresentação”. No decorrer da aula diga: “Jesus foi apresentado no Templo”.

II - Saiba Mais  

Quando chega aos seis anos, a criança já adquiriu a consciência de seu eu. Ela é o centro do seu próprio universo, dá grande importância ao seu nome, e gosta de escrever seu nome em todas as coisas que faz. Interessa-se por sua infância, por histórias acerca dela própria, por tudo o que lhe diz respeito. Até porque se imagina como tendo vivido sempre no passado, e devendo viver para sempre no futuro.

Texto extraído do livro: Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD

III - Conversando com o Professor  

Servir a Deus, às vezes, é como ficar parado em um sinal de trânsito que parece estar enguiçado no vermelho. Embora você saiba aonde quer ir e quando deseja chegar lá, enquanto o sinal permanece vermelho, você tem de ficar parado e esperar... esperar... e esperar um pouco mais.

Algumas vezes, a coisa mais difícil que Deus irá pedir-lhe é que você fique parado naquele sinal vermelho e espere nEle. Visto que o cronograma de Deus nem sempre será igual ao seu, você pode ter de alterar certas expectativas em sua vida e esperar que Deus revele o seu propósito. Quem sabe permanecer um pouco mais naquele emprego que não parece tão ideal, ou romper relacionamentos até que Deus traga a pessoa certa para a sua vida. Esperar irá exigir que você confie no plano de Deus e creia que Ele está trabalhando de modo ativo em sua vida. Descanse em sua graça e olhe para o futuro com esperança, sabendo que Ele o abençoará pela sua obediência a Ele.

Texto extraído da: Revista dos Primários 5/6, CPAD

Simeão e Ana esperaram e confiaram na promessa de Deus de que eles veriam o Salvador. Eles foram fiéis a Deus e puderam na velhice ver se cumprir a promessa, eles tiveram a alegria de ter nos braços o Salvador da humanidade.  

IV - Sugestão

Você vai precisar de tubos de papelão, cartolina branca, papel crepom branco, cola branca, tesoura, canetas hidrográficas e lástex.

Na cartolina branca desenhe um par de asas. Entregue os tubos de papelão para as crianças, e peça para elas encaparem com o crepom branco e desenharem os olhinhos da pomba (no inicio do tubo).

Cole as asas da pombinha no tubo. Depois com o auxílio da agulha, perfure o tubo de papelão e as asinhas para passar o lástex.

Ao fazer o movimento do ioiô com o lástex, as crianças terão a sensação de que a pombinha está batendo asas. 


Maternal - Lição 4. É melhor obedecer

Maternal  - Lição 4. É melhor obedecer
Texto Bíblico Jonas 1.1-17; 2.1-10
Objetivo
• Que a criança aprenda que devemos obedecer sempre a Palavra de Deus, mesmo quando a sua ordem parecer difícil de cumprir.
Para guardar no coração
"... Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem..." Jeremias 42.6
Palavra-chave : "Bíblia"










Lição 04 - É melhor obedecer
Texto Bíblico: Jonas 1.1-17;2.1-10

I - De professor para professor 

• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade de aprender que devem obedecer ao Papai do céu.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.  

• A palavra-chave da aula é “Obedecer”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Devemos obedecer a Palavra de Deus.”

II - Para refletir 

Jonas não queria que o povo de Nínive se voltasse para Deus. Se eles o fizessem, ele sabia que Deus o perdoaria. Jonas não queria que fossem perdoados; ele queria que sofressem.

No final, Jonas acabou pregando, como Deus havia mandado. Os moradores de Nínive realmente se arrependeram, e Deus os perdoou. Eles foram salvos do julgamento, e Jonas reclamou: “Foi isso mesmo que eu pensei que o Senhor ia fazer”.

Jonas sentia que os ninivitas mereciam ser destruídos. Por que ele deveria ajudá-los? Por que deveríamos ajudar pessoas de quem não gostamos?

A resposta é simples: Deus não deseja punir pessoas pecadoras. Ele prefere mudá-las. Era isto que Ele queria para o povo de Nínive. É isto o que Ele quer para todo mundo.

Disponha-se a ajudar pessoas de quem você não gosta. Jesus ordenou; “Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque Ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem bem como para os que fazem o mal” (Mt 5.44,45).

Texto extraído da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD

III - Regras Práticas para os Professores

Nessa faixa etária a criança passa a ter um  personalidade particular e constante, com uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma.  A criança tem necessidade de ser aplaudida e reconhecida pelo que faz, como se estivesse numa fase narcisística. Contudo, paralelamente, as pessoas são importantes para ela e gosta de criar amizades, pois a sua acrescida capacidade de linguagem permite-Lhe apreciar a conversa e reagir bem as sugestões verbais.

Texto adaptado do livro Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD

IV – Sugestão 

O “Grande-peixe”

Você vai precisar de garrafas pet, boneco de plástico, olhinhos de cartolina, apara de lápis de cor, cola de contato, tesoura e barbante.

Passo a passo:

1º Recorte a garra pet ao meio (vamos utilizar a parte do gargalo, aquela que parece um funil).

2º Cole os olhinhos na parte mais larga do “funil” e em volta da garrafa as aparas de lápis formando “escamas”.

3º Amarre o barbante na cintura do boneco.

4º Faça um furo na tampa da garrafa e passe o barbante por ele e dê um nó na ponta. Depois feche a garrafa.

Ao puxar o barbante o boneco e engolido pelo “peixe”.

Obs. Você poderá confeccionar apenas um e utilizar para contar a história.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

PRÉ-ADOLESCENTES Lição 03: Eles e Elas.

PRÉ-ADOLESCENTES
Lição 03: Eles e Elas.
Texto bíblico: Gênesis 1.26-28; Salmos 119.72-74
Objetivos:  Construir seu crescimento e amadurecimento com harmonia; Reconhecer que a adolescencia é uma fase única da vida; Respeitar as diferenças no sexo oposto.
Enfoque bíblico: “"Ó Deus as tuas mãos me cria­ram e me formaram." (Salmos 119.73a)
PALAVRA  DO DIA  é :DIFERENÇAS





JUNIORES Lição 03 - Jesus ensina sobre a humildade

JUNIORES
Lição 03 - Jesus ensina sobre a humildade
Leitura Bíblica: Mateus 18.1-5
Objetivo: Demonstrar, através do exemplo de Jesus, que a humildade é uma característica fundamental para aqueles que fazem parte do Reino de Deus.
Versículo-chove: "Sejam meus segui­dores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde." (Mateus 11.29)




Lição 03 - Jesus ensina sobre a humildade
Texto Bíblico: Mateus 18.1-5



Cristo falou muitas palavras sobre os seus sofrimentos, e somente uma sobre a sua glória; todavia, os discípulos se firmaram nesta e esqueceram-se das outras. Muitos dos que gostam de ouvir falar de privilégios e glória estão dispostos a desviar-se dos pensamentos acerca de trabalhos e problemas.

Nosso Senhor colocou diante deles uma criancinha, assegurando-lhes solenemente que não poderiam entrar no seu reino se não fossem convertidos e se tornassem como os pequeninos. Quando as crianças são muito pequenas, não desejam autoridade, nem consideram as distinções exteriores, estão livres da maldade, são aprendizes e estão dispostas a confiar nos seus pais.

É verdade que assim que começam a mostrar outras disposições e chega a juventude, lhes são ensinadas outras ideias, mas são as características da infância que as convertem em exemplos adequados de mente humilde e de cristãos verdadeiros. Certamente necessitamos ser renovados sempre no espírito de nossa mente, para que cheguemos a ser simples e humildes como os pequeninos, e dispostos a sermos o menor de todos. Estudemos diariamente este tema e examinemos o nosso espírito.

Texto extraído do: Comentário Bíblico de Matthew Henry, CPAD.

Boa ideia!

Relembrando os trimestres anteriores.

Você vai precisar de papel pardo, fita adesiva e canetinhas hidrográficas.

1º Divida a folha de papel pardo em duas partes.
2º Na primeira folha escreva: “Pessoas humildes” e na segunda, “Pessoas soberbas”.
3º Fixe as folhas na parede da classe ou em quadros.
4º Distribua para as crianças as canetinhas e peça a eles que escrevam os nomes de personagens bíblicos já estudados que tenham sido humildes ou soberbos.

Obs. Professor não se esqueça de explicar o que significa soberba


PRIMÁRIOS Lição 3 - O Salvador vem aí!

PRIMÁRIOS
Lição 3 - O Salvador vem aí!
João Batista
Texto Bíblico: Lucas 1.5-25; 57-66; 3.1-16
Objetivo: Explicar que a missão de João Batista era anunciar ao mundo a chegada do Salvador
Frase do dia O Salvador está chegando.
Memória em Ação: "Preparem o caminho para o  Senhor passar! Abram estradas
retas para ele!" (Mateus 3.3)




JARDIM DE INFÂNCIA Lição 03: Presentes para o menino Jesus..

JARDIM DE INFÂNCIA
Lição 03:  Presentes para o menino Jesus..
Texto bíblico Mateus 2.1-12
Objetivo da Lição: Compreender que Jesus deve ser adorado, pois Ele é Rei.
Aprendendo a bíblia /Versículo visualizado “...Adore o Senhor seu  Deus...”  Mateus  4.10
A Palavra é: PRESENTE




Lição 03 - Presentes para o menino Jesus
Texto Bíblico: Mateus 2.1-12



I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Jesus foi adorado como rei.

- A palavra-chave deste domingo é “Presente”. No decorrer da aula diga: “Jesus recebeu presentes”.

- Ensine os pequenos que devemos adorar Jesus como rei.

II - Saiba Mais

Sabemos pouco sobre os “três magos” que foram ver o bebê Jesus. Na verdade o pouco que sabemos vem da lenda, não das Escrituras. A despeito do que você pode ter ouvido, não sabemos seus nomes. Ainda que digamos que eram três, a Bíblia nunca diz quantos eram somente que eles deram três presentes. Eles foram ver Jesus algum tempo depois de nascido. Eles avistaram uma estrela no Oriente, a seguiram, pois sabiam que ela anunciava o nascimento do Messias.   Os presentes dos Magos eram ouro, incenso e mirra. A providência divina os mandou como socorro oportuno para José e Maria, em sua atual condição de pobreza. Assim nosso Pai celestial, que sabe de que necessitam seu filhos, usa alguns como mordomos para suprir a necessidade dos demais e dar-lhes o provimento desde os confins da terra.

Bibliografia:

HENRY,Matthew. Comentário Bíblico. Rio de Janeiro:CPAD,2002.

KENDRICK,Michael. 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.    

III - Conversando com o professor
As crianças nesta faixa etária, podem se tornar muito emotiva, desejando ser mais amada, ser sempre a primeira a ter tudo para ela. Não suporta perder, esperar pela sua vez, repartir com os outros. Tem que ter sempre razão, precisa sempre ganhar, e exige que lhe façam elogios. Contudo, ela solicita e aceita bem a orientação e a vigilância dos pais e professores, sempre perguntando como se faz as coisas que pretende, pois quer fazer tudo corretamente. É um excelente momento para trabalharmos conceitos como honestidade, verdade, fidelidade, altruísmo, empatia, retidão, dentre outros, que formarão e aperfeiçoarão o sei caráter (Texto extraído do livro, Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes).  

IV - Sugestão

Você vai precisar de cartolina branca, papel crepom amarelo, cola branca e palitos de churrasco. Desenhe a estrela de Belém na cartolina e peça às crianças que façam bolinhas de papel crepom e enfeitem a estrela. Depois fixe um palito de churrasco no verso da estrela. 



MATERNAL Lição 3. Aprendendo a Palavra do Papai do céu.

MATERNAL
Lição 3. Aprendendo a Palavra do Papai do céu.
Texto Bíblico Neemias 8.1-3,13-18
Objetivo
* Que a criança aprecie o ensino da 11 Palavra, e se interesse por aprendê-la na Escola Dominical e em casa.
Para guardar no coração
'... Dêem atenção ao ensinamento do nosso Deus!" Isaías l.lO
palavra-chave:"Aprender"






Lição 03 - Aprendendo a Palavra do Papai do Céu
Texto Bíblico: Neemias 8.1-3,13-18




I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança sinta o desejo de aprender a Palavra de Deus.  A palavra-chave deste domingo é “Aprender”. No decorrer da aula diga: “Eu aprendo a Palavra do Papai do Céu”.

II - Saiba Mais  

Prezado Professor, os filhos de Deus foram chamados para refletir a luz de Cristo.  Luzes são planejadas para orientar. Temos de ajudar aqueles ao nosso redor que estão na escuridão. Temos de declarar-lhes a Palavra de vida. Devemos mostrar aos pecadores o Salvador, e aos fracos, o divino lugar de descanso. Os homens às vezes leem suas Bíblias e não entendem; devemos estar preparados como Filipe (At 8.26-28), para instruirmos a pessoa que pergunta acerca do significado da Palavra de Deus e do caminho da salvação. E para que isto aconteça devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração e não apenas na mente.

Texto adaptado do livro: O Melhor de Charles Spurgeon,CPAD

III - Conversando com o professor

Para o professor é indispensável conhecer não somente a sua matéria, mas também seu campo de aplicação, que é o aluno. O semeador deve conhecer o terreno onde vai semear, e também como lançar a semente. O aluno é a matéria prima da Escola Dominical. O professor, se quiser ter êxito no ensino, deve estudar não só a lição, mas também o aluno. Conhecendo melhor o aluno isoladamente e no grupo, o professor planejará e aplicará o ensino adequadamente.

Extraído do livro: Manual da Escola Dominical, CPAD

IV - Sugestão

Você vai precisar de papel ofício e lápis de cor.

Faça o desenho de uma Bíblia aberta, na folha de papel ofício (uma para cada criança).

Depois solicite aos pequenos que desenhem a história bíblica que eles mais gostam de ouvir. 

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PRÉ-ADOLESCENTES - Lição 02: Adolescer sem aborrecer.

PRÉ-ADOLESCENTES

Lição 02: Adolescer sem aborrecer.
Texto bíblico Eclesiastes 11.5-10; 12.1
Objetivos: Entender que essa fase da vida deve ser vivida com equilíbrio Saber aproveitar mais a alegria e a descontração desta fase.
Enfoque bíblico:  “Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.” Eclesiastes 11.10
PALAVRA  DO DIA  é: SENTIMENTOS






Lição 02 - Adolescer sem Adoecer
Texto Bíblico: Eclesiastes 11.5-10; 12.1



Como os adolescentes desejam ser adultos, o professor precisa tratá-los levando em consideração esse fato e lembrando que ainda não são adultos. Quando for apropriado, permita que os alunos tomem decisões e assumam responsabilidade, como planejar uma reunião social da classe.

É vital que você aceite a todos de sua classe e não escolha favoritos. Seja amigo e mostre interesse pessoal por cada aluno. A Escola Dominical deve ser um grupo onde todos se sentem confortáveis, sabem que fazem parte da classe e são amados. Faça um esforço especial para incluir alunos que são rejeitados pelo restante da turma, procurando descobrir o porquê e fazendo o possível para aliviar a situação.

Como adolescentes imitam os adultos que admiram, o professor deve ser o primeiro candidato a essa admiração e imitação. Seja um exemplo digno de imitação, assim como Paulo expressou em 1 Coríntios 11.1: ”Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.”

Os adolescentes desenvolvem uma percepção aguçada do certo e do errado. Embora saibam que estão desobedecendo a Deus, muitas vezes são incapazes de romper com o hábito de pecar. Precisam de um ensinamento claro sobre como agir, do estímulo dos adultos admirados por eles e de amigos que estão tentando seguir a Deus.

Bibliografia

JOHNSON,Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro:CPAD,2003. 

JUNIORES - Lição 02 - Jesus ensina sobre o poder de Seu nome

JUNIORES
Lição 02 - Jesus ensina sobre o poder de Seu nome
Leitura Bíblica: Lucas 10.1,17-20
Objetivo:Demonstrar a importância e o poder do Nome de Jesus para que os alunos O temam.
Versículo-chave: "E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará." (João 16.23}




Lição 02 - Jesus ensina sobre o poder do Seu nome

Texto Bíblico:Lucas 10.1,17-20

 E  voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam (Lc 10.17). Eles estavam, maravilhados com o poder miraculoso que lhes fora permitido exercer. Estavam jubilosos com a lembrança de suas realizações. Mas Jesus lhes mostrou que sua alegria não era correta, pois tinha o foco errado. Entretanto, Ele não os repreendeu por sua alegria ao verem o reino de Satanás sofrer perdas. 

Cristo os advertiu para não fazerem do poder sobre os demônios ou do sucesso no ministério, uma fonte fundamental da sua alegria. Devem alegrar-se, sim, por estarem redimidos do pecado e destinados ao céu (Mt 7.22,23).  

Boa ideia!

Você vai precisar de papel ofício, caneta hidrográfica, giz de cera branco e lápis de cor.

No topo da folha escreva: Este nome tem todo o poder.

Com o giz de cera branco escreva o nome Jesus.

Entregue uma folha para cada criança e peça a eles para pintarem a folha com o lápis de cor deitado. Gradativamente o nome Jesus aparecerá.

Obs. Este trabalho deve ser feito no início da aula.

Bibliografia

Comentário Bíblico Beacon vl 9. Rio de Janeiro. CPAD: 2006.

Bíblia de Estudo Pentecostal, Rio de Janeiro: CPAD, 2002

pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...