Pré-Adolescente
- Lição
08: Quem confia, vence!
Texto
bíblico: Números 14.3-9
Objetivo: Mostrar que quem confia em Deus
vence. Apontar que
Josué confiou na vitória
prometida por Deus; Discutir
se a duvida gera desânimo
Versículo para
memorizar: “Quando estou
com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-poderoso” Salmos 56.3
Palavra Chave: Duvidar
Lição 8- Quem confia Vence!
Texto Bíblico: Números 14.3-9
[...] A referência da
maioria dos espiões a gigantes e também à terra que devora os seus moradores,
estava baseada na observação de casos isolados.
Neste caso, o relatório era falso. É óbvio que nem todos os habitantes eram dessa altura e nem toda a terra era estéril e desolada. Tratava-se meramente de escolher a evidência que quiseram enfatizar.
Os israelitas estavam propensos a acompanhar o espírito pessimista lançado pelos dez espiões; começaram a murmurar como pessoas “rabugentas e descontentes” (Dt 1.27). Desta vez, a murmuração não foi somente contra Moisés e Arão, mas contra o próprio Deus: Ah! Se morrêramos na terra do Egito!
Ou, ah! Se morrêramos nesse deserto! Temiam que as mulheres e as crianças fossem mortas pela espada desses gigantes. Com medo, propuseram uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos ao Egito.
Moisés, Arão, Josué e Calebe argumentaram com a congregação, dizendo que olhasse os fatores positivos que apoiavam o ponto de vista de que era possível ocupar vitoriosamente Canaã. Para dar peso ao julgamento e como expressão de profunda preocupação, Calebe e Josué rasgaram suas vestes, declarando: A terra é muito boa. Afirmaram que não havia razão para Israel não poder entrar: Se o Senhor se agradar de nós, então, nos porá nesta terra.
Somente a rebelião e o medo poderiam derrotar o povo de Deus, ao passo que a obediência, a coragem e a fé eram os segredos da vitória.
Professor, converse com alunos, e explique que a vitória do crente está na obediência. A obediência nos dá ousadia e coragem. Ela evidência a nossa fé em Cristo Jesus.
Bibliografia:
Comentário Bíblico Beacon, v1 p. 350-351. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário