sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Maternal - Lição 4. É melhor obedecer

Maternal  - Lição 4. É melhor obedecer
Texto Bíblico Jonas 1.1-17; 2.1-10
Objetivo
• Que a criança aprenda que devemos obedecer sempre a Palavra de Deus, mesmo quando a sua ordem parecer difícil de cumprir.
Para guardar no coração
"... Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem..." Jeremias 42.6
Palavra-chave : "Bíblia"










Lição 04 - É melhor obedecer
Texto Bíblico: Jonas 1.1-17;2.1-10

I - De professor para professor 

• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade de aprender que devem obedecer ao Papai do céu.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.  

• A palavra-chave da aula é “Obedecer”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Devemos obedecer a Palavra de Deus.”

II - Para refletir 

Jonas não queria que o povo de Nínive se voltasse para Deus. Se eles o fizessem, ele sabia que Deus o perdoaria. Jonas não queria que fossem perdoados; ele queria que sofressem.

No final, Jonas acabou pregando, como Deus havia mandado. Os moradores de Nínive realmente se arrependeram, e Deus os perdoou. Eles foram salvos do julgamento, e Jonas reclamou: “Foi isso mesmo que eu pensei que o Senhor ia fazer”.

Jonas sentia que os ninivitas mereciam ser destruídos. Por que ele deveria ajudá-los? Por que deveríamos ajudar pessoas de quem não gostamos?

A resposta é simples: Deus não deseja punir pessoas pecadoras. Ele prefere mudá-las. Era isto que Ele queria para o povo de Nínive. É isto o que Ele quer para todo mundo.

Disponha-se a ajudar pessoas de quem você não gosta. Jesus ordenou; “Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque Ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem bem como para os que fazem o mal” (Mt 5.44,45).

Texto extraído da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD

III - Regras Práticas para os Professores

Nessa faixa etária a criança passa a ter um  personalidade particular e constante, com uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma.  A criança tem necessidade de ser aplaudida e reconhecida pelo que faz, como se estivesse numa fase narcisística. Contudo, paralelamente, as pessoas são importantes para ela e gosta de criar amizades, pois a sua acrescida capacidade de linguagem permite-Lhe apreciar a conversa e reagir bem as sugestões verbais.

Texto adaptado do livro Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD

IV – Sugestão 

O “Grande-peixe”

Você vai precisar de garrafas pet, boneco de plástico, olhinhos de cartolina, apara de lápis de cor, cola de contato, tesoura e barbante.

Passo a passo:

1º Recorte a garra pet ao meio (vamos utilizar a parte do gargalo, aquela que parece um funil).

2º Cole os olhinhos na parte mais larga do “funil” e em volta da garrafa as aparas de lápis formando “escamas”.

3º Amarre o barbante na cintura do boneco.

4º Faça um furo na tampa da garrafa e passe o barbante por ele e dê um nó na ponta. Depois feche a garrafa.

Ao puxar o barbante o boneco e engolido pelo “peixe”.

Obs. Você poderá confeccionar apenas um e utilizar para contar a história.

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