segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MATERNAL

Lição 7 - Papai do céu me dá amigos
Texto biblico - 1 Samuel 18.1-5; 19.1-6
Objetivo -
Que a criança aprenda a valorizar os amigos como presentes de Deus.
Para guardar no coração: “Um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” Provérbios18.24 

Palavra do dia: AMIGO






SUBSIDIOS CPAD


Lição 7- Papai do céu me dá amigos

Texto Bíblico: 1 Samuel 18.1-5;19.1-6


I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do Céu nos dá Amigos
•    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “Amigo”.

 No decorrer da aula repita a frase: “Papai do Céu nos dá Amigos”

•    II – Para refletir

“A aliança da amizade”

A profunda amizade entre Jônatas e Davi é surpreendente por uma série de razões. Primeiro, Deus escolheu Davi e não Jônatas (filho de Saul e príncipe de Israel) para ser o segundo rei de Israel. Segundo, o pai de Jônatas, Saul, sentia intenso ciúme de Davi e tentou repetidamente matá-lo. Terceiro, Davi era um indivíduo multitalentoso, muito mais popular com as massas do que Saul ou Jônatas. ...


Jônatas e Davi deviam ter sido pelo menos cautelosos um para com o outro, senão inimigos declarados. Contudo, eles foram capazes de superar esses obstáculos em potencial e construir uma amizade exemplar. Talvez a qualidade excepcional de sua amizade fosse à lealdade. Aquela lealdade estava fundamentada numa profunda devoção a Deus. Esse maior compromisso foi o que capacitou a amizade deles a não apenas sobreviver, mas crescer em tempos de confusão e conflito.

Você é um amigo para todas as horas? Você foge de relacionamentos quando as dificuldades surgem? Você defende um amigo sob ataque?

Você pode regozijar quando os amigos são bem-sucedidos, ou se sente secretamente ciumento e magoado? Se seus relacionamentos humanos são fracos, examine a profundidade de sua lealdade a Deus. Você pode se surpreender com o que vai descobrir. Amizades maravilhosas são sustentadas pela lealdade ( Texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).

•    III – Regras prática para professores
As crianças revelam os seus sentimentos muito facilmente. Suas ações são pistas para o conhecimento do seu interior. Estão nos primeiros estágios da aprendizagem de como lidar com seus sentimentos e de como agir “em sociedade”. A experiência do maternal deve ajudá-las neste processo. Aprender a conhecer a si mesmo, a conhecer os seus sentimentos, a interagir com os outros e aceitar-se, sentindo-se seguro no próprio mundo são algumas das muitas tarefas deste estágio da vida.

Estes aspectos do desenvolvimento infantil não podem ser dissociados do seu desenvolvimento intelectual, pois a personalidade de uma criança é formada de um todo. O crescimento emocional é fundamental para o crescimento intelectual e o crescimento intelectual é primordial para o manejo das relações com os outros.

Embora não possamos dividir os vários aspectos da personalidade é correto dizer que, no maternal, o professor deveria dar mais atenção ao crescimento emocional do que ao intelectual (Texto extraído do livro Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD).

•    IV - Atividades

“Cinturão da amizade”

Você vai precisar de grampeador, cartolina colorida, tesoura e caneta hidrográfica.

Procedimento:

1º Passo – Previamente recorte vários corações de cartolina.

2º Passo – Com o auxilio da caneta hidrográfica escreva o nome das crianças.

3º Passo - Una os corações grampeando e coloque nas crianças, formando um cinto.

No término da aula repita a frase do dia com as crianças. “Papai do Céu nos dá Amigos” e juntos agradeçam a Deus pelos amigos que Ele têm lhes dado.

Obs. Observe para que no cinto não tenha o nome da criança que o está usando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...