segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PRÉ-ADOLESCENTES

Lição 07: Nova criatura
Texto Bíblico: João 3:1-7.
Objetivos:Expressar as muitas mudanças que ocorrem após o Novo nascimento.
Reconhecer que todo homem necessita nascer de novo.
Versículo para Memorizar: "Ele nos gerou de novo para uma vida de esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo." 1 Pedro 1:3.

 Palavra do dia: Liberdade.




SUBSIDIOS CPAD
FONTE http://www.cpad.com.br/escoladominical

Lição 7- Nova criatura

Texto Bíblico: Jo 3.1-7



Professor, neste domingo a lição tratará de um assunto primordial e essencial para o ser humano o novo nascimento. Extraímos parte de um capítulo do livro Introdução à Teologia Sistemática, do missionário Eurico Bergstén, para auxiliá-lo nesse ensino.

O novo nascimento proporciona uma lavagem de regeneração (Tg 3.5).  Onde o pecado abundou e manchou a vida do homem, agora transborda a graça manifesta pela regeneração. Há uma lavagem completa, que torna o homem diante de Deus, “alvo mais que a neve” (Sl 51.7; Is 1.18) e sem mácula ( Ef 5.25-27). ...


“Porque todo que é nascido de Deus vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é Filho de Deus?” (1 Jo 5.4,5). O que nasceu de novo vive e se move em Jesus (At 17.28). Jesus disse:

“Estais em mim, e eu, em vós” (Jo 15.4).

Por Jesus estar em nós, “o homem velho”, a nossa natureza caída que antes atendia às tentações do mundo (Ef 2.2,3) agora está crucificada (Rm 6.8) e despida (Ef 4.22), com o que ficamos livres da lei da morte (Rm 8.2). Cristo está em nós, é a nossa força (Fp 4.13). Por isso, aquele que é nascido de Deus vence o mundo. Essa transformação interna que a regeneração nos oferece por Cristo viver em nós, também opera uma transformação radical na nossa vida exterior – não mais nos conformamos com o mundo (Rm 12.2). A Bíblia diz: “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado” (1 Jo 3.9). Isso significa que não mais podemos viver em pecado, isto é, continuamente pecando. Se surgir algum problema, se chegarmos a pecar, nossa nova natureza imediatamente nos impulsiona a buscar perdão, restauração, renovação da íntima comunhão com Deus, que, pelo pecado, ficara interrompida (1 Jo 2.1,2).

Assim poderemos continuar vencendo o mundo.

O crente agora ama seus irmãos (1 Jo 3.14;4.70). Essa é à base da comunhão que os crentes gozam andando a luz (1 Jo 1.7). Se não tem amor é porque perdeu o seu “documento”, a sua identidade como crente (1 Jo 2.11). Aquele que nasceu de novo é herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo (Rm 8.16,17), e pode entrar no Reino de Deus (Jo 3.5), onde verá a Jesus, assim como Ele é (1 Co 13.12; 1 Jo 3.1-3) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...